Escolher e aplicar quadro de decoração

Como escolher um quadro de decoração.
Para escolher um quadro decorativo em primeiro lugar temos de visualizar a área onde pretendemos colocar. É importante que haja uma boa relação de proporcionalidade. Então assim temos o primeiro passo.

1º Passo proporção de quadro decorativo

Para que um quadro decorativo fique bem no espaço devera haver uma boa relação de proporcionalidade com a restante decoração. Espaços grandes, quadros grandes; espaços pequenos quadros pequenos. Deve levar em conta também a moldura para esta análise.

2º Passo escolha de tonalidades


O quadro decorativo não de verá ser adquirido apenas porque gosta do motivos mas sim também pela relação que existe com a restante decoração. E não falamos só do motivo mas também das cores que o mesmo tem. Mais uma vez levamos em consideração também a moldura.




3ºPasso escolha da moldura para quadro decorativo


As molduras dos quadros decorativos não devem ser mais apelativos que o contexto do quadro. Isso ira dissipar a atenção da peça decorativa.





4ºPasso local de fixação com iluminação


Os quadros decorativos requerem iluminação para se tornarem evidentes. A melhor iluminação é a natural mas poderá idealizar de forma artificial. A iluminação artificial é muito utilizada nesta situação se a peça seja de uma riqueza elevada (contexto do quadro e não valor monetário).



5º Altura a fixar quadros decorativos


Esta é uma regra muito ignorada o que faz da colocação de quadro muitas vezes um mau passo decorativo. Para colocar um quadro decorativo devemos levar em consideração a altura dos nossos olhos geralmente entre 1,60 e 1,70 de altura. O centro do quadro devera ficar ligeiramente abaixo desta altura (excepto quadro de maior volume em que deverá ficar mais a baixo) para que possa ser admirado numa posição natural.
No caso de fixar o quadro decorativo sobre um aparador ou sobre um sofá preserve cerca de 20cm de espaço entre eles.

6º Passo fixação do quadro decorativo


Para fixar quadros decorativos leves e pequenos é geralmente aconselhado pregos de aço, pequenos de cor preta. Esta escolha deve-se ao facto de danificar pouca percentagem de parede assegurando a fixação do quadro.
Para quadros de maior volume ou de elevado peso deve utilizar parafusos, esses mesmo parafusos devem ser de medida 6, esta medida assegura a estabilidade e a furação será mínima. Assim preservará a parede e a fixação do quadro.
Actualmente existem uma fitas adesivas dupla face especificas para quadros. Este tipo de fixação não danifica a parede. É possível de suportar quadros com elevado peso.