Carpetes e tapetes

Carpetes influências de valor


O mercado disponibiliza vários tipo de carpete/tapetes, os seus valores são determinados mediante o tipo de material e o método de criação.

Os tapetes/carpetes feitos à mão são normalmente mais dispendiosos, necessitam de maior tempo de criação. Como destingir este tipo de carpete? Muitas pessoas tentam vender gato por lebre, mas é possível de verificar o tipo de produção no seu reverso. Se realmente é um tapete realizado à mão você deverá ver os pontos dos filamentos, basta ver a trama do tapete / carpete com as várias incisões das fibras para ter a certeza que é realizado à mão.

Para identificar carpete/tapetes feitos à máquina, no seu reverso identifica uma lona ou cobertura que esconde a costura dos filamentos na trama. Este é muito fácil de identificar como foi realizada a manufacturarão. 

Em relação aos tapetes feitos à mão sensibilizamos os leitores não adquirir tapetes indianos, onde a produção é realizada na maioria das vezes por menores, salve aguarde estas crianças e não proceda a compra destes artigos.


Outros factores ao valor de tapetes e carpetes


O tipo de pelo também influencia, o pelo baixo normalmente terá um valor mais acessível em relação ao pelo alto. Outro factor é o material dos filamentos, filamentos naturais como o algodão, lama, lã entre outros são geralmente mais caros que os artigos sintéticos com o poliester e o elastano. 

Carpetes / tapetes de pele genuína



Como seria de calcular os tapetes em pele genuína são entre todos os materiais o mais dispendioso.

Mas pergunta porque então chegam os tapetes de material mais económico serem mais dispendiosos. A resposta está no vários factores, tipo de produção tipo de material e muito importante a marca.

Cuidados a ter com tapetes/carpetes


O mercado já disponibiliza para tapetes a impermeabilização, o que é fantástico para prevenir acidentes da natureza liquida. A impermeabilização fecha as fibras de modo a não penetrar água ou outro liquido nas fibras prevenindo de manchar ou molhar. Passando com um pano seco sobre a área suja de líquidos poderá remover tudo sem deixar vestígios.  Atenção a este tipo de preservação, chama a atenção para a lavagem do tapete/carpete, a aplicação da impermeabilização desaparece mediante a lavagem ou seja se pretende lavar o tapete deverá realizar nova impermeabilização antes de usar novamente.

Como eliminar manchas e sujidade de tapetes/carpetes


Para remover a sujidade ou mancha do tapete de usar um pano que não desbote com a fricção. Use uma solução de água e sabão azul e branco. Comece por uma área pouco visível e veja como se comportam as fibras à solução, à partida não haverá problema no entanto seja sempre prudente. Esfregue com algum vigor a área manchada até desaparecer e em seguida seque a área que limpou com um vulgar secador de cabelo.  Se este método de limpeza não foi bem conseguido encontre no seu mercado produtos específicos para a limpeza mas sempre usando o principio do teste numa área pouco visível. Se mesmo este método não resultou terá de entregar o seu tapete para uma limpeza realizada por profissionais.