Como escolher o tamanho dos tapetes

Os tapetes devem ser escolhidos consoante a sua aplicação. O local onde o irá dispor, também é muito importante.

Como escolher o tamanho do tapete para a sala de jantar


Escolher tamanho tapetes
Começo pela sala de jantar, o espaço em que a maioria das pessoas tem mais dúvidas. Para identificar o tamanho ideal do tapete da sala de jantar precisamos de saber as medidas da mesa de jantar. A colocação das cadeiras deve ficar dentro do perímetro do seu tapete por isso damos mais 50cm para cada lado, esta medida é ideal para que a sua cadeira fique totalmente dentro do perímetro do tapete, evitando o meio posicionamento, onde o pé da cadeira não está dentro nem fora do tapete, criando um mau estar.
Idealizando uma mesa de jantar 100x140, teríamos de aumentar mais 1metro a cada uma das situações, desta forma encontramos a medida ideal para o tapete na sala de jantar 200x240 esta medida é uma das muitas medidas padrão.

Como escolher o tamanho do tapete da sala de estar


Tapete-sala-como-escolher
Bom, neste caso já tem alguma liberdade para escolher vários tamanhos. O ideal é o acompanhamento do seu sofá de estremo, a estremo. Cada vez mais usa-se a chaise longue e podemos utilizá-la a nosso favor. Como? Os sofás não tem propriamente uma medida padrão então temos de encontrar uma medida aproximada a chaise longue permite-nos jogar com o que faltar no tapete. Alinhamos uma extremidade do sofá e prolongamos até ao fim do sofá o que faltar na medida a chaise compensa.
Possui um conjunto 3+2 lugares? Não há problema então a medida do sofá de 3 lugares será o comprimento máximo do tapete e o sofá de 2 lugares será a medida máxima da largura. O ideal é entre o tapete e os soas com esta configuração deixar uma distância de cerca de 10cm para criar um efeito estético mais elegante.

Como escolher o tamanho ideal para o tapete do seu quarto?


Tamanho tapetes
Vá, mais uma vez vamos ter várias opções, o que prefere? Dois tapetes, um de cada lado com a possibilidade de um terceiro ao fundo da sua cama ou um único que fique por baixo da sua cama?

Começando com os dois tapetes! A medida destes tapetes deverá ser a diferença entre a sua mesa-de-cabeceira e o fundo da sua cama com cerca de menos 10 a 20 cm, esta margem é para jogar no enquadramento da decoração permitindo um rebordo onde se veja o chão. Se desejar fazer o mesmo no fundo da sua cama será a largura da sua cama com menos a mesma medida que escolheu para os laterais.

Voltando ao tapete único por baixo da sua cama, bom, esta pode ser a solução mais dispendiosa no entanto trás uma vantagem do ponto de vista estético. O tapete deve ser usado de forma atravessada aos pés da sua cama. As medidas do tapete deverão no seu comprimento ter mais um metro para além da largura da sua cama. Se possui uma cama com 160 cm largura deve usar um tapete com 260 de comprimento. Em relação a largura do tapete deverá cobrir pelo menos metade da sua cama supondo que a cama tem 200cm de comprimento, o tapete deverá cobri pelo menos 100cm e damos então também 50cm de rebordo. Neste caso a largura ideal do tapete seria 150cm.
260x150 não é uma medida padrão, para escolher uma medida padrão favoreça a medida inferior.

Post - www.decoracaomobiliário.com | Escolher tamanho tapetes