Feng Shui na decoração

Fen shui e a decoração



O feng shui na decoração, neste artigo vamos aprofundar conhecimentos sobre esta forma de decoração e nas vantagem energéticas que trás a sua casa e consequentemente à sua vida.

Antes de mais é preciso saber o que é o feng shui, surgiu à mais de 4000 anos na china, quando mestres chineses descobriram que a disposição de vários elementos na natureza favoreciam a energia positiva e redireccionavam as negativas. O feng shui desde então tem acompanhado uma longa evolução, favorecendo as energias para o corpo e mente. O seu nome é composto por duas palavras que simbolizam o vento e a água.


Feng shui bagua em portuguesComo anteriormente referi, o feng shui destina-se à posição de vários elementos num espaço, para ajudar a decifrar o local certo de cada elemento existe a tabela bagua. Esta tabela octogonal demonstra os locais correctos para cada tarefa da sua vida em casa.  Para o utilizar deverá possuir uma planta da sua casa, colocar o bagua no centro e verificar cada área e respectiva energia que representa cada espaço.



Se realizar duplo clique sobre a imagem poderá ler melhor cada particularidade. Nas particularidades verá que existe um respeito por determinados materiais nos espaços de cada área especifica.


Por exemplo se olhar para o bagua encontramos um espaço destinado para a família, que poderá ser a sua sala de estar. Aqui encontra destacado no bagua elementos de madeira, ou seja será este o seu material chave para a decoração.

Elementos do feng shui


Feng-shui elementosO feng shui centraliza-se em apenas cinco elementos e eles são: Água, madeira, fogo, terra, metal. Todos eles estão ligados em corrente segundo os mestres chineses. A água produz madeira, a madeira produz fogo, o fogo produz terra, a terra produz metal e o metal produz água. As várias matérias regeneram-se num ciclo vicioso.

Para melhor compreensão veja a imagem dos 5 elementos do feng shui.



Cores feng shui


Cores do feng shui
O feng shui utiliza as cores como referência a materiais e estações do ano, para melhor comprender trago até si um excerto publicado no blog ndicas-decoração.

O verde simboliza a madeira, e representa a Primavera. O vermelho simboliza o fogo e representa o Verão. O amarelo e o laranja representam o sol a lançar os seus raios cálidos sobre a Terra, representando o fim do Verão. O branco simboliza o metal, e representa também o Outono. O azul simboliza a água e o Inverno.

As cores são também utilizadas noutros campos fora do feng shui como exemplo na cromoterapia onde acredita-se que as cores tem influencia nas pessoas e nas suas capacidades individuais. Se procura o eng shui apenas pelas vantagens das cores vale a pena pesquisar por cromoterapia.


Decorar com feng shui


O feng shui é muito mais amplo, existem enormes pormenores que podem ajudar a capturar mais energias positivas e afastar as energias negativas com recuso a espelhos e peças decorativas de inox. O feng shui utiliza também taças de sal em pontos estratégicos da sua casa. Se deseja decorar a sua casa com recurso ao feng shui é aconselhável recorrer a pessoas com larga experiência no ramo da decoração com recurso ao bagua.