Decoração mediterrânea casa grega


Decoração mediterrânea casa grega, as casa mediterrânicas são características pelas sua composição. Criadas através de materiais podres, são caracterizadas por paredes irregulares e caiadas de branco. Na decoração os têxteis, a madeira e a cor azul predominam, vejam algumas imagens deste tipo de decoração muito característico e elegante.

Decoração mediterrânica



O branco caiada é uma das características desta decoração, o cal era utilizado nas paredes não apenas por questões decorativas, o cal de valor baixo era a solução mais rentável para "Pintar" as paredes cruas.
Por outro lado o branco é sem dúvida a cor que mais reflecte a iluminação mantendo as casas no interior frescas.

Os interiores eram igualmente caiados para manter o custo da pintura baixo.


Os tectos muito característicos feitos de madeira e canas secas,  são a solução perfeita para manter uma temperatura amena constante.

Neste tipo de casas é normal encontrar alturas diferentes nas divisões, as casas eram construidas em solos pouco nivelados, no caso da grécia em muitas situações as casas eram fundadas sobre rochas de grandes dimensões.



A cor azul é muito utilizada neste tipo de casa "mourisca" se pensarmos em Portugal podemos observar este estilo decorativo nas casas alentejanas, durante muito tempo o Alentejo foi conquistado e habitado por mouros.


A simplicidade da decoração não de deve a um estilo decorativo mas sim a uma economia relativamente fraca. As soluções eram muito práticas e artesanais.


A criação das casas era regra geral realizado por famílias inteiras não literadas, pessoas simples e humildes que mediante as necessidades construíam conforme sabiam as suas casas.

A imaginação predomina nas soluções deste tipo de casas. A construção era realiza com os materiais disponiveis nas circundâncias.


Em muitas casas deste tipo de estilo decorativo encontramos janelas pequenas, o vidro não era disponível a qualquer pessoa como ocorre nos dias de hoje. Para alem de mais as janelas pequenas ofereciam melhor segurança contra potenciais assaltos.



O mobiliário é muito reduzido neste âmbito decorativo, é natural encontrar várias soluções de arrumação dentro da estrutura das paredes como a imagem sugere.


Uma das características deste tipo de casas é estarem bem localizadas em locais ensolarado os alpendres são imagem de marca, pois estão bem localizadas com paisagens fabulosas.





Antigamente não haviam fogões, eram utilizados espaços específicos onde se realizavam pequenas fogueiras controladas para cozinhar os alimentos.




Os telhados eram quase planos com uma saída de fuga no centro, os telhados eram projectados desta forma para aproveitarem a água das chuvas. As altas chaminés destacam-se do telhado, o seu formato recorria ao vento para desempenhar melhor a sua função de extracção de fumo.


As imagens apresentadas nos artigos são resultados de pesquisas, servem apenas para sugerir ideias de decoração, não são realizados registos de origem, marca, preço ou loja.


Comentários no Facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...